quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Joanetes



Definição
Joanetes são deformidades consequentes do desenvolvimento interior de protuberâncias ósseas (caroços) no dedão do pé. É uma doença genética, porém sua causa mais comum é o uso contínuo de sapatos apertados em excesso. Geralmente qualquer médico sem experiência consegue
diagnosticar o joanete a olho nu, sendo que um raio x do pé em questão poderá confirmar uma angulação irregular do dedão em relação ao pé em seu todo, ou também uma artrite. O problema é mais comum em mulheres devido a convenções sociais que exigem que as mesmas calcem sapatos de bico fino e salto alto extremamente desconfortáveis e aparentem possuírem pés pequenos, obrigando-as a calçarem sapatos tamanho 32 em pés 36.
Tratamento
Usar calçados, de preferência tênis, mais largos e confortáveis de modo a não apertar os dedos pode solucionar o problema e prevenir a necessidade de cirurgia no futuro, assim como o uso de separadores entre os dedos. Em estado crítico de deformidade ou dor, existem mais de 100 técnicas cirúrgicas diferentes capazes de realinhar o dedão e remover a protuberância.
Casos Extremos
O rock independente atualmente mais limpo, bonito e tecnicamente perfeito está comprometido. Durante os anos de 2000 o meio alternativo se viu sufocado por regras definidas pelo mainstream. Ficou conformado, manco e anêmico. E em 2012 viu o desenvolvimento de um calo ossudo também conhecido como Joanetes. São barulhentos, questionadores e incomodam. No início com uma raiz ska e surf, hoje apresentam doses progressivas de kraut e psicodelia. Não se contentam com fórmulas e, coisa rara, do improviso saem suas melhores performances.
Irineu “Almeidassauro” Nogueira, bronco-músico, letrista, produtor e poeta, há 20 anos à frente do grupo Sara 572, certo dia de 2012 decidiu montar um projeto solo chamado Almeidão 70. Convidou o baixista Raphael Gorny e o baterista Vinicius Marçal para serem seus cúmplices. Com peso na consciência, entretanto, Almeidassauro não é sujeito egoísta para chamar de solo uma banda na qual todos contribuem. A partir de uma letra recente para o Sara foi que o trio se viu com(o) Joanetes. Com a necessidade de um guitarrista, logo infectaram o até então virtuose desperdiçado Felipe “Fel” Andreoli e em pouco tempo se tornou uma epidemia agregando aos teclados Maestro Alexandre Gonçalves.
Contenção Temporária
O grupo ainda está em quarentena no Estúdio Toca do Coelho aguardando o momento certo para se tornar um caroço na colônia de Curitiba. Os Joanetes, entretanto, nunca foram tão necessários. Uma aliança forte para balancear um momento tão fraco. Joanete tem causas sócio-culturais e a cultura brasileira nunca esteve tão doente. Chega de garota de ipanema, sambarroque, topete, banda bonititnha da região e bicho do paraná. O rock é a expressão máxima de uma sociedade urbana, deve ser caótico, confuso e incômodo. Pois tudo aquilo que incomoda também faz pensar.

Por Guilherme Guinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário